SHMS é a sigla para Slope Health Monitoring System, uma solução web-based avançada para monitoramento e integração de dados, que pode ser aplicada em diversas áreas como Geotecnia, Meio Ambiente, Energia, entre outros.
Entre as possibilidades de aplicação estão: o monitoramento da saúde da instrumentação, análise de alarmes e até mesmo acionamento de dispositivos com sirenes.
Com o SHMS é possível realizar a integração dos mais variados tipos de instrumentação, como Piezômetros, Inclinômetros, Extensômetros, Tiltimetros, Células de carga, Placas de recalque, Medidores de vazão, Radares, Acelerômetros, entre outros.
O SHMS já faz a integração com a grande maioria dos sensores disponíveis no mercado, dos principais fabricantes e fornecedores mudais, entre eles Worldsensing, Sensemetrics, Geomos (Leica Geosystems), RST Instruments, Geokon, Measurand, Trimble, Campbell Scientific, Roctest, entre outras.
Sim, a plataforma SHMS oferece uma API/conectores que permite integração com outros tipos de aplicação, como Power BI, Word, Excel, entre outros.
Sim, dentro do SHMS é possível realizar a configuração de 4 tipos de alarmes diferentes que contemplam todos os tipos de sensores configurados na plataforma, são eles:
– Alarmes de Instrumentos que permite configurar alarmes personalizados com base em limites predefinidos.
– Alarmes de operatividade que permite configurar alertas para o monitoramento da chegada de dados na plataforma.
– Alarmes de Instrumentos Espaciais que permite a configuração de alarmes para instrumentos do tipo verticais ou horizontais, como inclinômetros, VSAA e HSAA.
– Alarmes de Radares que permite o usuário monitorar deslocamentos superficiais em áreas predefinidas no sistema.
A plataforma conta de forma nativa com diversos tipos de análises, como análises estatísticas descritivas e análises preditivas utilizando o modelo de auto-regressão ARIMA. Além disso, o SHMS conta com um console avançado de equações que utiliza a linguagem de programação Javascript que permite a criação e desenvolvimento de novas equações que sejam necessárias a equipe técnica.
Sim, a empresa conta com especialistas, mestres e doutores em diversas áreas do conhecimento, como engenharia, ciências de dados e inteligência artificial para auxiliar na instalação, configuração e resolução de problemas referentes a plataforma.
Sim, os dados podem ser exportados em formatos como CSV e Excel para integração com outros sistemas. Além disso conta com conectores que permitem a integração com ferramentas como Power BI, Word, Excel, entre outros.
Sim, a depender do tipo de integração e como foi realizada com os sensores em campo, os dados podem ser acessados e visualizados em tempo real através de dashboards interativos que podem configurados diretamente na plataforma.
Uma árvore de eventos ou falhas (Fault Tree Analysis) é uma metodologia utilizada para analisar falhas em sistemas complexos. No contexto do SHMS, a árvore de falhas é uma funcionalidade que permite configurar acionamentos automáticos de dispositivos com base em condições predefinidas. De modo que o usuário configura condições baseadas em leituras de sensores, como limites de inclinação, pressão de poros ou deslocamentos anômalos, essas condições por sua vez são organizadas em uma estrutura lógica, onde eventos individuais podem levar a um evento crítico maior, e a partir das condições estabelecidas, a árvore de falhas pode ativar alarmes, enviar notificações ou acionar dispositivos, como sirenes ou equipamentos de segurança.
Todo o processo é registrado na plataforma, permitindo auditoria e otimização contínua das regras de acionamento.
Essa funcionalidade é essencial para garantir resposta rápida a possíveis riscos, reduzindo impactos operacionais e aumentando a segurança do monitoramento.
Sim, é possível configurar o envio automático de relatórios em PDF, nos quais, usuários podem configurar a geração automática de relatórios periódicos podendo ser diária, semanal, mensal ou em intervalos personalizados e enviar para e-mails de colaboradores e destinatários externos.
Sim. Os relatórios refletem os dados disponíveis no momento da geração, podendo incluir informações atualizadas até o horário de envio.
É de total escolha da contratante onde seus dados serão armazenados, podendo os dados serem armazenados em nuvem e/ou servidores on-premises, garantindo, portanto, o acesso seguro e contínuo aos dados.
Sim, é possível definir diferentes níveis de acesso para usuários com base em suas funções, o que permite garantir a segurança e auditoria da plataforma.
Sim, os alertas podem ser configurados para envio por e-mail, SMS ou notificações dentro da plataforma.
Isso varia conforme a configuração, mas a plataforma suporta atualizações em tempo real ou em intervalos predefinidos.
O Geo inspector é uma solução web-based para monitoramento geotécnico que conta com uma plataforma web e um aplicativo para tablets Android. Ele permite monitorar instrumentação manual, realizar inspeções visuais e gerenciar ações para anomalias identificadas.
O Geo Inspector pode ser acessado via navegador na plataforma web e conta com um aplicativo para tablets Android, permitindo coletas de dados diretamente em campo.
O Geo Inspector suporta diversos tipos de instrumentação manual, como piezômetros, medidores de nível d’água, e outros sensores utilizados em monitoramento geotécnico que seja factível a leitura manual em campo.
Sim, o aplicativo permite que os usuários registrem condições da estrutura, anomalias identificadas e capturem fotos para complementar a inspeção.
Sim, a plataforma permite gerar relatórios completos com os dados coletados em campo, incluindo medições de instrumentação, registros de inspeção e registro de ações cadastradas na plataforma.
Sim, a plataforma pode enviar e-mails automáticos sobre anomalias ativas, ações pendentes, atividades atrasadas, entre outros.
Sim, o aplicativo sincroniza os dados coletados em campo com a plataforma web sempre que há conexão com a internet, não sendo necessário portanto conexão com internet enquanto o técnico estiver em campo.
Sim, atualmente o Geo Inspector pode ser integrado de maneira nativa com o SHMS, além de contar com um conector de BI que torna possível a conexão com softwares de BI, como Power BI por exemplo.
Sim, o sistema permite configurar diferentes níveis de acesso para os usuários, garantindo segurança na gestão dos dados.
A plataforma web oferece um histórico detalhado de todas as inspeções e medições realizadas, organizadas por data e estrutura inspecionada.
Sim, os dados podem ser exportados em diferentes formatos para análise posterior, em formatos CSV e planilhas de Excel.
Sim, dependendo das necessidades do cliente, é possível customizar funcionalidades para atender demandas específicas, como customizar relatórios e fichas de inspeção de campo.